2016-01-27

Como faltar ao trabalho para participar de processos seletivos? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/01/2016, com um ouvinte que quer procurar outro emprego, mas não sabe o que falar quando for faltar ao trabalho para participar de um processo seletivo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como faltar ao trabalho para participar de processos seletivos?

seleção de emprego

Um ouvinte escreve: "Trabalho faz 9 anos em uma empresa pequena. Tenho uma função intermediária e já percebi que não haverá espaço para ambicionar cargos mais altos. Gostaria de arriscar uma mudança de emprego, já que a minha formação escolar está bem acima da minha função e o meu salário não é lá essas coisas. A questão é que não sei como faltar ao trabalho para participar de processos seletivos sem despertar suspeitas, já que sempre fui um funcionário assíduo. O que você sugere?"

Bom, em casos anteriores semelhantes ao seu, eu mencionei que a desculpa mais comum para faltar é resolver problemas particulares. Alguns ouvintes ponderaram, corretamente, que essa não é uma explicação ética. E eu concordo que não seja, mas acredito que a maioria dos que criticam nunca passou pela mesma situação.

Já quem é ético e avisa antecipadamente a empresa que vai faltar para procurar outro emprego, pode enfrentar três tipos de reações.

A mais normal é a chefia ficar possessa e já começar a providenciar um substituto. Num caso assim, o funcionário pode perder o emprego que tem antes de conseguir outro.

A segunda reação é a chefia conversar, entender e propor alguma solução para que o funcionário fique. Isso ocorre no caso de funcionários difíceis de substituir.

E a terceira reação é a chefia simplesmente esperar para ver, uma vez que nem sempre quem procura emprego, acha. E acaba desistindo de procurar.

O que você precisa fazer é avaliar como a sua empresa reagiu em situações anteriores. Se ela recebe mal qualquer pedido de demissão, seria perigoso você avisar que pretende procurar outro emprego. Do jeito que o mercado anda, contratando pouco, este não é o melhor momento para assumir o risco de ficar sem um emprego de 9 anos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin