Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/06/2016, sobre se um candidato deve perguntar o salário em uma entrevista de emprego.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Candidato deve perguntar o salário na entrevista de emprego
Um ouvinte escreve: "Em uma entrevista de emprego, o candidato deve perguntar qual será o salário?"
Bom, eu imagino que o ouvinte, ou alguém que ele conheça, não fez essa pergunta e só descobriu que o salário era uma miséria depois de aceitar o emprego. E a resposta é: sim, deve-se perguntar. Não somente o salário, mas também quais serão os benefícios que a empresa oferece e se existe a possibilidade de patrocínio integral ou parcial de cursos para funcionários.
Pode até ser que a pessoa que esteja conduzindo a entrevista não tenha todas as respostas. Um chefe de setor talvez não saiba de todos esses detalhes. E nesse caso, o candidato a emprego deve falar com alguém da área de pessoal antes de aceitar a proposta de emprego.
Dito isso, eu entendo a razão da pergunta do nosso ouvinte. Muitos candidatos a emprego, e principalmente aqueles que buscam o primeiro emprego, costumam se sentir meio constrangidos em entrevistas, imaginando que fazer perguntas possa ofender o entrevistador ou diminuir as chances de conseguir a vaga. Mesmo que isso fosse verdade, ainda é melhor esclarecer bem todas as coisas que irão afetar o desempenho da função e humor do seu ocupante.
Entrevistas não são interrogatórios, são trocas de informações para que o entrevistador possa decidir se o candidato se ajusta aos padrões da empresa e para que o candidato decida se aquela empresa se adapta às suas próprias necessidades de carreira e remuneração.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário