2016-06-14

'Denuncio o gerente que xinga e humilha os funcionários?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/06/2016, com uma ouvinte que tem um chefe que xinga e humilha seus funcionários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Denuncio o gerente que xinga e humilha os funcionários?'

chefe mal educado

Escreve uma ouvinte: "Já tive quatro empregos sem nenhum problema com meus chefes. Recentemente comecei no meu quinto emprego e já no primeiro dia, tomei um susto. O gerente xinga e humilha os funcionários. Meus colegas me disseram que esse é o jeito dele e que eu me acostumaria. Mas passou-se um mês e não me acostumei e nem vou me acostumar. O que posso fazer? Denunciar o gerente à direção da empresa, pedir a conta, entrar com um processo por assédio moral?"

Sim, você pode fazer tudo isso. Não creio que a direção iria se sensibilizar com uma carta de denúncia, porque o modo de proceder do gerente certamente é de conhecimento dos superiores dele.

No caso do processo por assédio, você precisaria de testemunhas que corroborem a humilhação a que você se referiu. Se a empresa conseguir testemunhas que contradigam as suas afirmações, há poucas possibilidades de que você tenha sucesso ao pleitear uma indenização.

Resta-lhe então demitir-se, o que seria uma pena, porque concordo com você que chefes trogloditas já deveriam ter sido extintos do mercado.

Em futuras entrevistas de emprego, você terá que explicar por que pediu a conta com um mês de casa. Diga a verdade, mas sem se exaltar e nem exagerar nos exemplos. Somente mantendo a serenidade você irá convencer o entrevistador de que o problema era mesmo o comportamento boquirroto do gerente, e não a sua falta de adaptação a um ambiente de forte pressão.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin