2016-06-03

Não estudamos só para conseguir um emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/06/2016, sobre mestrado e a procura por uma vaga de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não estudamos só para conseguir um emprego

estudando

Escreve uma ouvinte: "Ouvi você dizer em vários comentários que estudar é muito importante para a carreira. Mas recentemente você respondeu a um ouvinte desempregado que o fato dele ter um mestrado pode estar assustando os recrutadores. Não há um paradoxo nisso?"

Sim, há. Mas vamos separar as coisas.

Nós não estudamos só para conseguir um emprego. O estudo nos dará conhecimentos para desempenhar bem as tarefas técnicas que nos forem confiadas. Quanto mais estudarmos, mais conhecimentos iremos adquirir e maiores serão as nossas possibilidades de continuar progredindo em uma empresa.

Um mestrado, nesse caso, é uma ferramenta adicional para quem está trabalhando. Mas não é uma chave que abre qualquer porta em um processo de seleção.

Foi isso que o ouvinte que me escreveu manifestou. E eu respondi sugerindo que ele poderia fazer um teste, eliminando o mestrado do currículo para ver se isso teria algum efeito positivo em entrevistas.

Se não tivesse, a questão não seria o mestrado, mas alguns outros predicados que as empresas possam estar exigindo e que faltassem ao ouvinte. Ao retirar o mestrado do currículo e ver que a situação continuava igual, o ouvinte iria procurar descobrir os outros motivos que realmente estavam dificultando a consecução de um novo emprego.

Ao acertar o foco, ele encontraria o emprego, e aí sim, o mestrado teria muita significância.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin