2016-04-19

Ter mestrado assusta quem contrata? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/04/2016, com um ouvinte super qualificado que está com dificuldades de encontrar um novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Ter mestrado assusta quem contrata?

profissional experiente

Um ouvinte escreve: "Tenho 44 anos, boa formação com MBA e mestrado, e ocupei funções importantes em grandes empresas. Há alguns meses, devido a crise, perdi o emprego e não estou conseguindo me recolocar. Estou disposto até a reduzir o meu padrão salarial, mas nem para entrevistas eu sou chamado. Será por minha idade ou será que ter mestrado assusta a quem contrata?"

Vamos lá. Imagine-se no lugar de um selecionador que esteja avaliando currículos para uma vaga. A não ser que ela seja de alto escalão, você não iria preferir contratar um profissional mais jovem, no qual a empresa pudesse investir? Não seria um risco contratar alguém cujos atributos superem em muito as exigências da função?

Presumo que isso esteja ocorrendo quando o seu currículo é avaliado. Não é discriminação por idade ou por formação, mas apenas a inexistência de vagas apropriadas para você. Contratar alguém que extrapole a função oferecida e por um salário abaixo do nível de qualificação, deixaria a empresa desconfiada, e com razão, de que o contratado começaria a procurar de imediato outro emprego mais adequado.

Em outras palavras, você não está sendo chamado por respeito a seu passado, por menos que isso lhe faça sentido. Mas continue tentando. E considere uma sugestão: que tal aproveitar toda a sua valiosa bagagem prática e teórica e partir para uma consultoria própria? Essa seria uma opção razoável porque resolveria não só a sua situação presente, como lhe daria um horizonte profissional cuja duração só dependeria de você mesmo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: