2016-04-15

Não saia quando a empresa mais precisa de você - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/04/2016, com uma ouvinte que está em uma empresa afetada pela crise e que decidiu sair dela.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não saia quando a empresa mais precisa de você

entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Trabalho há 5 anos em uma empresa que vai de mal a pior. O faturamento caiu, o lucro virou prejuízo e existem rumores de falência. A direção emitiu um comunicado dizendo que a situação é passageira, devido à crise econômica. Mas não acreditei e decidi procurar outras opções, já que tenho um bom nome no mercado da minha cidade.

Fui chamada para uma entrevista, expliquei por que quero mudar e a pessoa me fez uma pergunta que me deixou desarmada: 'Por que você está saindo quando a sua empresa mais precisa de você?' Eu respondi que estava sendo realista, mas acho que não foi uma boa resposta porque não consegui a vaga. Devo responder outra coisa na próxima vez?"


Sim. O que o recrutador insinuou foi o seguinte: se a nossa empresa lhe contratar e se algum dia ela estiver numa situação menos favorável, você vai novamente ser a primeira a abandonar o barco?

O que você pode dizer na próxima entrevista é que está em busca de oportunidades e que sempre quis, desde criança, trabalhar nessa empresa que a está entrevistando. Para dar sustentação a essa frase, cite os produtos e serviços da empresa e procure na internet notícias positivas sobre ela.

Caso o entrevistador lhe pergunte se a sua empresa atual está em má situação, você pode responder que ouviu rumores, mas que não acredita em boatos.

Agora, pense bem no que lhe foi falado. Não seria melhor você ficar e ajudar a sua empresa atual a superar o mau momento? É nos períodos de crise que costumam surgir as melhores oportunidades para quem não desanima.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: