2016-04-25

Consulte um advogado antes de firmar uma sociedade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/04/2016, com um ouvinte a quem foi oferecido sociedade em uma empresa que não anda muito bem com a crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Consulte um advogado antes de firmar uma sociedade

advogado direito societário

Um ouvinte escreve: "Foi-me oferecida uma sociedade em uma empresa. Eu nunca tive uma experiência assim e sei que a empresa em questão passa por dificuldades financeiras. Mas o dono me assegurou que ela irá se recuperar com a minha colaboração. Eu não teria que investir nenhum capital, entrando apenas com meu conhecimento técnico adquirido em empresas e a minha experiência em gestão. Além disso, o dono me garantiu que as dívidas da empresa serão pagas por ele e que eu não teria que me preocupar com isso. Pergunto: o que devo avaliar para decidir?"

Você precisa consultar um advogado. Peça ao dono uma minuta do contrato que seria assinado com você. Caso você passe a constar na empresa como sócio, acredito que legalmente você se tornará corresponsável pelas dívidas em caso de falência. Se existe uma maneira de contornar essa possibilidade através de uma cláusula contratual, somente o advogado poderá lhe dizer.

Há alguns anos, um conhecido meu foi nomeado diretor estatuário de uma empresa e ofereceu uma festa em grande estilo para celebrar a nomeação. Um ano depois, ele quase perdeu a casa em um processo movido contra a empresa.

Por isso minha recomendação é que você não arrisque o seu patrimônio sem que um especialista referende o contrato que você irá assinar. O tipo de advogado que você deve consultar é o de direito societário. Você terá algum custo, mas garanto que ele será bem menor que a dor de cabeça que você eventualmente poderia vir a ter no futuro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: