2016-04-11

Menosprezar saída de funcionários tira a motivação da equipe? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/04/2016, com um ouvinte que trabalha em uma empresa que não se importa muito quando um funcionário sai dela.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Menosprezar saída de funcionários tira a motivação da equipe?

despedido

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de porte médio, em que o dono fala e os chefes repetem, que quem quiser ir embora pode ir correndo, porque não vai fazer falta. De fato, se alguém pede a conta, é imediatamente liberado, sem contraproposta para ficar e sem que o superior imediato se preocupe em saber para onde o subordinado irá ou porque está saindo. Tudo isso não tira a motivação de uma equipe? Não parece uma mensagem clara de que ninguém é importante para a empresa?"

Vamos lá. Pessoalmente eu nunca me encantei com programas internos de motivação com títulos como "Você faz a diferença" ou "O funcionário é nosso ativo mais importante" ou, pior, "Somos uma grande família". Porque tudo isso é mais marketing do que gestão de pessoal.

Na iniciativa privada, qualquer empregado pode ser substituído e não há garantias de estabilidade para ninguém.

Sempre apreciei mais a sinceridade, que muitas vezes pode soar chocante, como a de um chefe que tive e que dizia: "Se você está pensando em sair, já deveria ter saído". O que o dono da sua empresa está dizendo é a mesma coisa. Ou seja, os bons são os que ficam.

Eu acredito que se você comparar a rotatividade da sua empresa com a de outras empresas da sua região, vai descobrir que o número de demissionários em sua empresa fica abaixo da média. Ou resumindo, é melhor trabalhar em uma empresa que diz a verdade sem rodeios porque nela sempre haverá menos surpresas negativas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: