2016-04-07

Ser chamado de puxa-saco é bullying? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/04/2016, com um ouvinte que é chamado de puxa-saco pelos colegas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Ser chamado de puxa-saco é bullying?

bullying no trabalho

Um ouvinte escreve: "Sou elogiado por meus superiores por sempre me dispor a fazer mais do que me é pedido, inclusive ficar depois do expediente para terminar algum trabalho. Eventualmente o meu gerente me usa como exemplo quando algum colega não está se esforçando como deveria. Eu fico feliz com os cumprimentos, mas os meus colegas me tratam mal, fazem piadas, dizem que sou puxa-saco e outras coisas piores. Isso é bullying?"

Em inglês, sim. O verbo significa atemorizar, intimidar, com o objetivo de provocar medo em quem é mais fraco.

Em qualquer empresa, quando vários empregados de nível semelhante trabalham num mesmo ambiente, é comum haver um certo ritmo de trabalho comum a todos, puxado, mas não exagerado. Porém sempre existem os extremos. De um lado, os que querem trabalhar menos, de outro, os que se esforçam mais. Não raramente, esses acabam sendo tratados pelos colegas como maus exemplos porque, comparativamente, a sua eficiência expõe as deficiências dos demais.

Aí é que entra algo chamado marketing pessoal, que é a arte de se dar bem com todos. No seu caso, oferecer ajuda, não se vangloriar pelos elogios recebidos, participar de qualquer atividade conjunta com os colegas e não só aceitar as piadas, como também fazer piadas sobre si mesmo. Quando tudo isso é feito, a inveja vira respeito.

Agora, se você não quiser fazer nada disso, por questão de temperamento, a opção seria você ignorar o que ouve, pensando que o seu futuro profissional será melhor do que o daqueles que tentam atemorizá-lo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: