2016-04-28

Empresas preferem contratar quem está empregado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/04/2016, sobre como empresas preferem contratar quem já está empregado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empresas preferem contratar quem está empregado

contratação mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Estou numa empresa já faz cinco anos e não vejo mais nenhuma possibilidade de progresso. Tenho enviado currículos para empresas nas quais me interessaria trabalhar, mas não recebi nenhuma resposta. Será que as empresas estão preferindo contratar quem está desempregado para pagar menores salários?"

Não. De modo geral, empresas preferem contratar quem está empregado, especialmente em uma situação de crise, quando muitos profissionais perdem o emprego e os que não perdem são mantidos por bons motivos.

Há várias explicações para você ainda não ter recebido nenhuma resposta. A primeira é a pura e simples escassez de vagas, porque boa parte das empresas deu uma segurada nas contratações.

A segunda é que talvez você esteja buscando um tipo de vaga em que os candidatos são muitos e as ofertas são poucas. E em casos assim, acaba sendo contratado quem é diretamente indicado por alguém influente.

E a terceira possível explicação é a de que o seu salário atual, se você o informou no currículo, esteja acima da média do mercado para a função que você ocupa. Nesse caso não é que as empresas queiram pagar pouco, mas sim pagar o que a maioria dos candidatos estaria pedindo.

Juntando essas três coisas, eu lhe sugeriria parar de enviar currículos e renovar a sua rede de contatos, porque essa seria a opção mais razoável em momentos como o presente, de baixa oferta.

E além disso, você não correria o risco de que sua empresa atual eventualmente descobrisse que você está soltando currículos, o que poderia lhe criar um problema bem maior do que esse que você diz ter.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: