2016-06-15

'Qual a diferença entre uma startup e qualquer outro negócio?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/06/2016, com um ouvinte que foi convidado a participar de uma startup.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Qual a diferença entre uma startup e qualquer outro negócio?'

startup

Um ouvinte escreve: "Sempre trabalhei em empresas tradicionais e por isso, estou pouco familiarizado com alguns termos usados atualmente. Um deles é startup. Um amigo me convidou para participar de uma startup que, ele afirma, tem um enorme potencial para decolar. Antes que eu vá a uma reunião com ele e fique meio perdido na conversa, você pode me explicar a diferença entre uma startup e qualquer outro tipo de negócio?"

Vamos lá. Startup é o nome que se dá a negócios totalmente novos, ainda sem paralelos para comparação, o que significa que ninguém pode afirmar com certeza se eles irão dar certo na prática. A principal característica é o baixo custo inicial e a possibilidade de crescer rapidamente sem grandes investimentos.

Se você se lembra do começo da internet no Brasil no final da década de 1990, aquilo era um festival de startups. Muitas das ideias pareciam mirabolantes e eram mesmo. Mas algumas deram muito certo e geraram milionários, enquanto a maioria resultou em nada.

Por isso, a reunião com o seu amigo irá lhe mostrar que você terá que decidir mais com base no seu sentimento, do que em análises numéricas. Se aceitar, você estaria trocando a aparente comodidade de uma empresa tradicional por um modelo de negócio que pode enriquecê-lo ou deixá-lo na mão.

É um risco, mas pode ser uma oportunidade única, porque são poucos os que enxergam antes, o que depois parecerá óbvio para todo mundo.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin