2016-06-22

Listar hobbies e qualidades óbvias só polui o currículo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/06/2016, sobre como destacar no currículo as habilidades que o candidato possui e como as habilidades e qualidades óbvias devem ser deixadas de fora.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Listar hobbies e qualidades óbvias só polui o currículo

currículo

Um ouvinte escreve: "Sei que empresas buscam colaboradores com base em formação acadêmica, experiência prática e habilidades. As duas primeiras podem ser atestadas formalmente, mas a terceira, não. Como posso destacar em meu currículo as habilidades que possuo?"

Boa pergunta. A maneira como a maioria das pessoas costuma fazer isso é listando uma série de qualidades óbvias e gerais. Por exemplo: sou esforçado, dedicado, tenho bom relacionamento interpessoal e por aí vai.

Outra tentação é incluir no currículo um quadrinho com hobbies e relacionar, vamos dizer, leitura e viagens. Informações assim só fazem com que o currículo fique poluído, sem chamar a atenção de quem o esteja avaliando.

Eu suponho que você tenha um par de habilidades que irão despertar interesse. Por exemplo: embora não sendo a sua área de atuação, você é uma sumidade em informática. Nesse caso, você pode listar trabalhos específicos que tenha feito para comprovar a sua proficiência.

Mas vamos imaginar que você tenha uma habilidade que não possa ser comprovada com fatos. Por exemplo: uma capacidade muito acima da média de memorizar dados. Incluí-la no currículo não vai prejudicar, mas não gaste mais que uma linha nela.

E finalmente, ao se candidatar a uma vaga específica, pense nas habilidades que ela possa requerer e que você tenha, mas a maioria dos outros candidatos, não. Essas é que devem ser enfatizadas.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin