2017-10-24

'Como descrever o meu nível de inglês no currículo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/10/2017, com uma ouvinte que está em dúvida sobre como descrever o seu nível de inglês no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como descrever o meu nível de inglês no currículo?'

inglês no currículo

Uma ouvinte escreve: "Minha dúvida é: como descrever, no currículo, o meu nível de inglês? Sou capaz de ler razoavelmente e de manter uma conversação, desde que a outra pessoa não fale num ritmo muito acelerado. Isso seria o quê?"

Bom, em uma escala de 1 a 10, sendo que 10 seria um nativo e 1 seria alguém que reconhece algumas palavras, você estaria num nível 5.

Você poderia colocar em seu currículo que tem inglês intermediário, palavra que define quem já aprendeu mais do que a média, mas ainda tem muito a aprender para se tornar fluente. Isso já seria suficiente para você se candidatar a um emprego em que a fluência não será necessária.

Já quando uma vaga exigir que o candidato use o inglês, falado e escrito, em seu trabalho, aí não há palavras que possam impressionar quem for avaliar o currículo, porque o candidato será submetido a testes orais por profissionais que não irão falar mais devagar para serem entendidos.

Um teste prático, para quem está em dúvida sobre a própria proficiência, é assistir a um trecho de filme sem legendas e em seguida com legendas, para ver o quanto realmente foi captado.

Usualmente quando uma empresa busca um candidato com nível de inglês 8 ou acima, só consegue a vaga quem passou um ano no exterior. Por isso, se você tiver a possibilidade de fazer um intercâmbio, aproveite. Será um bom investimento para toda a sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: