2017-10-25

Cuidado ao contratar um amigo para a sua empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/10/2017, com um ouvinte que quer saber o que pode acontecer caso contrate um amigo para trabalhar com ele.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Cuidado ao contratar um amigo para a sua empresa

amizade no trabalho

Um ouvinte escreve: "Sou encarregado de um setor em uma empresa de grande porte. Um amigo meu, que está desempregado, me pediu uma oportunidade e existe uma vaga aberta em meu setor. Só tenho dúvidas quanto ao que pode acontecer se eu contratar um amigo."

Vamos lá. Você pode contratar um amigo caso ele seja o melhor candidato para a vaga. Se ele não for e você contratá-lo só pela amizade, seus demais subordinados irão colocar em dúvida o seu discernimento.

E caso o seu amigo seja contratado e não demonstre ser um funcionário a altura do que a sua empresa espera, você acabará também tendo problemas com o seu superior imediato.

Mas você pode evitar tudo isso, e ao mesmo tempo tentar ajudar o seu amigo, solicitando que outras pessoas o entrevistem. Uma de recursos humanos e outra com o mesmo cargo que o seu, mas de um setor paralelo ao seu.

Tendo duas opiniões favoráveis de profissionais não ligados emocionalmente à situação, você poderá fazer a contratação.

E caso ela ocorra, é indispensável você deixar claro a seu amigo que a amizade só vale da portaria da empresa para fora, porque dentro dela, ele receberá o mesmo tratamento que você dedica aos demais subordinados.

Muitos amigos que contratam amigos deixam de enfatizar esse fato óbvio. E por isso, acabam sendo vítimas de quem confunde amizade com profissionalismo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: