2017-10-31

O que fazer para não desanimar no estágio - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/10/2017, com um ouvinte estagiário que não quer desanimar com o mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que fazer para não desanimar no estágio

estagiário desanimado

Um ouvinte escreve: "Sou estagiário em uma grande empresa de comunicação. Estou gostando da área, mas vejo que as pessoas trabalham mal, são estressadas e meu trabalho tem sido o de refazer o que foi mal feito. Apesar disso, percebo que a empresa oferece muitas oportunidades de crescimento. E pergunto: o que devo fazer para não desanimar?"

Primeiro: encare o estágio pelo que ele realmente é: um curto período de aprendizado antes do ingresso efetivo no mercado de trabalho. Nesse caso, você está na empresa perfeita: grande, estressada e bagunçada. Um ano nela lhe ensinará muito mais do que você aprendeu em quatro anos de faculdade.

Segunda coisa: não demonstre que você está desencantado com a empresa ou com o serviço. Os estagiários efetivados não são aqueles que têm mais cursos e nem são os mais críticos, são aqueles que mostram capacidade de adaptação às rotinas da empresa, mesmo que elas pareçam confusas e desorganizadas. E são também aqueles que conseguem se relacionar com os estressados sem sucumbir ao estresse geral.

Um dia, nessa mesma empresa ou em qualquer outra, você agradecerá por ter visto, em primeira mão, os aspectos negativos de uma organização. E melhor ainda, você ganhará pontos se enxergar também o que a empresa tem de bom, o que não deve ser pouco, porque caso contrário, ela não seria do tamanho que é.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin