2017-10-05

Pessoas brilhantes não reagem bem a críticas dos chefes - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/10/2017, sobre como pessoas brilhantes se dão melhor como empreendedoras do que como empregadas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Pessoas brilhantes não reagem bem a críticas dos chefes

críticas do chefe

Um ouvinte escreve: "Estou faz dois anos nesta empresa, uma multinacional muito famosa. E me sinto desconfortável ao ver que colegas com poucas aptidões visíveis foram promovidos durante esse tempo, e eu ainda não fui. Não entendo bem os critérios que a empresa usa para decidir quem merece uma promoção, mas algo está bloqueando a progressão que eu esperava ter e que acredito merecer."

Muito bem. Você é uma pessoa brilhante. Digo isso sem nenhuma ironia e acreditando em tudo o que você escreveu, porque você não é um caso único no mercado de trabalho.

De modo geral, pessoas brilhantes, com elevado grau de confiança em seu próprio talento, como é o seu caso, são superadas em promoções por dois motivos.

O primeiro é o de ter baixíssima resistência a críticas da chefia, porque usualmente quem é brilhante se julga mais brilhante que o chefe direto.

E a segunda é não dar a devida importância ao relacionamento com os colegas, porque quem é brilhante prefere trabalhar sozinho.

O resultado é o que você tem visto. Quem entende as prioridades do chefe e consegue criar um ambiente de boa convivência com os colegas, acaba tendo precedência nas promoções, por possuir o perfil desejado pela empresa de bons resultados e bom relacionamento.

Já quem prefere fazer o trabalho a seu modo e tomar as próprias decisões, se dá muito melhor como empreendedor do que como empregado. E essa seria a melhor sugestão que eu poderia lhe dar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin