Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/10/2017, sobre como fazer um gestor que não admite ser contrariado a prestar mais atenção.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Para convencer o gestor, pergunte em vez de afirmar
Um ouvinte escreve: "Sempre fui de defender minhas opiniões quando tenho certeza do que estou falando, mas tenho um gestor que não admite ser contrariado. Como posso fazê-lo prestar mais atenção a meus argumentos?"
Você pode adotar uma estratégia com três passos.
Primeiro: não afirme, pergunte. Em vez de dizer o que você acha, coloque a sua opinião em forma de questão. Por exemplo: "Gestor, o que o senhor acha de fazermos desta maneira?" Isso já começa indicando que no fim a decisão será dele, o que reduz bastante o possível atrito.
Segundo: não altere seu tom de voz durante a conversa. Manter o controle durante uma discussão sempre desarma o oponente. E querer falar mais alto que o chefe nunca é a tática mais eficaz.
Terceiro: seja seletivo. Nem todo assunto merece um confronto. Há temas, cujo desfecho, qualquer que seja ele, não irá tirar o seu apetite e nem o seu sono. Há uma diferença entre você defender uma opinião por dia e uma por hora. A recorrência contínua costuma fazer com que alguém simplesmente deixe de ser escutado, enquanto consultas esparsas tendem a merecer maior atenção.
Entendo que você esteja procurando colaborar com o seu gestor, mas tenha em mente de que é ele quem responderá pela decisão final. Como subordinado, o seu papel é fornecer a ele elementos para não errar. Como gestor, é do interesse dele ouvir boas sugestões que sejam feitas de modo adequado.
Max Gehringer, para CBN.
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