2008-07-14

Como demitir um funcionário - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a CBN, do dia 14/07/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

Como demitir um funcionário?

"Estou angustiado", escreve um ouvinte. "Fui recentemente promovido a gerente e tenho que demitir um funcionário por baixo desempenho. Só que não sei como fazer isso porque nunca demiti ninguém na vida."

Vamos lá, começando pela cartilha. Você deve chamar o funcionário, cumprimentá-lo em tom sério, pedir que ele sente, olhar nos olhos dele e dizer: Beltrano, lamento informar que você está sendo desligado da empresa.

Você deve estar preparado para dar todas as explicações que ele pedir, sempre de modo racional e sem nunca levantar a voz. Sua conversa a sós com o demitido não deve durar mais que 5 minutos. Do lado de fora, aguardando sua chamada, estará alguém de recursos humanos, que dará a papelada para o demitido assinar e explicará a ele os detalhes burocráticos da rescisão.

Normalmente, empresas preferem comunicar as demissões ao final do expediente da sexta-feira, para evitar que o demitido fique conversando com os colegas e crie um clima ruim. Isso é o que diz a cartilha. E ela funciona bem, no hemisfério norte. Mas, nem tanto no Brasil. Aqui, em 90% dos casos, o demitido irá reagir de modo emocional, ou vai travar, ou vai chorar ou vai ficar irritado.

A maneira decente de demitir um funcionário é ir fazendo isso aos poucos, como a história do gato que subiu no telhado. Primeiro, avisá-lo de que ele não está bem. Dar a ele um prazo para melhorar e combinar os objetivos que devem ser atingidos. Aí, alertá-lo de que o desempenho dele não melhorou e que ele estará tendo uma última chance. E finalmente, comunicar a decisão, com base em tudo o que já foi falado e repetido.

Demitir alguém que não esperava por isso, pode ou não, ser uma angústia para quem demite. Mas sempre será um desrespeito para com quem é demitido.

Max Gehringer, para CBN.

6 comentários:

Ana P. disse...

Meu, que sutil: "olá, boa tarde, espero que vc esteja bem. Então, vc não se encaixa mais no perfil da empresa e está demitido"

Essa gente anda assistindo Aprendiz demaaaaaaais...

Eliete disse...

Eu já fui demitida uma única vez na vida e uma experiência angustiante.Depois fui recontratada, mas a lembrança da situação desagradável é inesquecível.
Eu não gostaria de ter que demitir uma pessoa de jeito nenhum. Jamais.

CintiaYamane disse...

poxa que chato.. nunca tive a oportunidade de demitir alguem...
se me demitirem hoje tb... nao vai fazer grande diferença... >_<

a disse...

olá,

antes de mais nada, seja profissional e imparcial. Se a pessoa demitida for um bom profissional , realmente será uma grande perca, você poderá indica-la posteriormente para a empresa, se for um mal profissional, graças a Deus( o problema foi dele, ele que perdeu a chance de estar no seu quadro).

Alex disse...

Engraçado, sempre esses comentários de demissão levam em conta que estou demitindo a pessoa por incompetencia dela. Mas e quando é um processo de corte de custos? Tenho que ir avisando à pessoa que o dinheiro está acabando, pra ele ficar esperto?

Anônimo disse...

Olá boa tarde,
No meu caso preciso demitir um ótimo funcionário, por conta de burocracia, como faço?