2008-07-10

Como enviar o currículo para uma empresa - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, para a rádio CBN, do dia 10/07/2008. Áudio original no site da CBN.

A dúvida deste comentário se parece muito com outro, do ano passado, que está neste outro post: A matemática do Networking.

Como enviar o currículo para uma empresa?

Diz um ouvinte, de 26 anos, que se cadastrou em 3 sites de empregos. Passados 4 meses, ele não recebeu um contato sequer. Agora, o nosso ouvinte conseguiu os e-mails de 120 empresas, e quer mandar seu currículo diretamente para elas. Ele faz duas perguntas. Primeira: cadastro em site de emprego funciona? E segunda: como se deve mandar um currículo para uma empresa?

Vamos lá. Primeira, não conheço qualquer estatística confiável sobre vagas conseguidas através de sites de empregos. Todas as mensagens que recebi até hoje, e não foram poucas, vieram de pessoas que disseram exatamente o que você disse, que não receberam qualquer resposta. Não estou afirmando que esses sites não funcionam, mas apenas que não existem dados concretos que permitam avaliar a eficiência deles.

E a segunda pergunta: se você, ou qualquer pessoa, mandar para uma empresa uma mensagem do tipo: "olá, anexo meu currículo para sua análise", a mensagem será imediatamente deletada. Como é possível melhorar um pouco essas chances? Fazendo duas coisas: a primeira é escrever no e-mail uma mensagem que chame a atenção. Um parágrafo, curto e bem pessoal explicando porque você quer trabalhar naquela empresa, e apenas nela e em nenhuma outra. E a segunda é adaptar o currículo a cada empresa. Em outras palavras, você enviará 120 currículos diferentes para 120 empresas diferentes. Como isso vai dar uma 'trabalheira federal', eu sugiro que você selecione só 20 empresas. Entre no site delas. Leia com cuidado a missão, a visão e os valores dela. E ressalte em seu currículo os cursos que você fez e as experiências que você teve, e que tenham a ver com o que aquela empresa faz e acredita. Se você não obtiver nenhuma resposta, selecione mais 20, e assim por diante.

Em resumo, as chances aumentarão se você se preocupar com a qualidade de cada currículo e não com a quantidade deles.

Max Gehringer, para CBN.


/***********************************************************

E se você não tem noção de como fazer o seu currículo, neste outro post tem Dicas de como fazer um bom currículo.

2 comentários:

disse...

Isso de modificar o currículo para cada empresa é importante, mas também haja paciência fazer isso com 120 empresas.

Bjo

CintiaYamane disse...

não sei como adaptar meu curriculo a empresa, ja que meucurriculo é bem sucinto. bem objetivo, o que eu seie o que eu fiz.