2008-07-17

Há o tempo de plantar e o tempo de colher - by Max Gehringer

Mais um texto com a transcrição, feita por mim, dos comentários do Max Gehringer, de 17/07/2008, para a rádio CBN.

Lembrando que o áudio original está disponível na página do Max Gehringer na CBN.

Há o tempo de plantar e o tempo de colher

Vou tentar responder à varias consultas sobre um tema recorrente: por que minha carreira não decola, por que a empresa não me dá chance, por que os piores são promovidos?

Independente da idade e da formação de quem faz essas perguntas, é preciso evitar duas pequenas confusões que atrapalham carreiras.

A primeira é confundir desejo com obrigação.

Uma empresa é organizada em torno de tarefas. Cada uma dessas tarefas permite um certo grau de liberdade e de criatividade. Mas a essência de cada tarefa está no trabalho repetitivo, que consome a maior parcela do tempo. A eficiência de uma empresa como um todo depende da eficiência com que cada uma dessas tarefas básicas é executada. Isso gera uma queixa muito comum: a da falta de liberdade ou de espaço ou de oportunidade para executar tarefas mais criativas, mais desafiadoras e menos chatas. Porém, a avaliação que a empresa faz é inversa: a empresa sempre começa valorizando mais quem executa com mais eficiência as tarefas básicas.

E a segunda é confundir potencial com produtividade.

Potencial é tudo aquilo que alguém poderá vir a fazer. Produtividade é aquilo que alguém de fato faz, e que pode ser medido através de números. O potencial é abstrato enquanto a produtividade é concreta. Quando uma pessoa é contratada, a empresa leva em conta o seu potencial, se ela tem curso superior, fala outro idioma, e por aí vai. Mas os primeiros trabalhos que essa pessoa executará provavelmente não exigirão nem 5% da sua capacidade intelectual. É durante esse período que surge a separação entre quem reclama que está fazendo trabalho sem graça, que qualquer um poderia fazer, e quem entende que o qualquer um mais produtivo receberá as primeiras oportunidades para deixar de ser qualquer um.

Ou, como sabiamente diz o Eclesiastes, há o tempo de plantar e o tempo de colher.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

jujudeblu disse...

Só uma dúvida que ficou: vc que transcreveu para a rádio???

hehe

Andarilho disse...

Huauahuahua.

Na verdade eu só faço isso pq não encontrei no site da CBN transcrições dos comentários. Não só do Max, mas dos outros tb.