Engenheiros da Universidade de Kitakyushu, Japão, desenvolveram um robô aquático destinado a vigilância, que se parece tão real que até abre o apetite (pelo menos pra quem gosta de peixe =P).
(Acredite ou não, isso é um robô-peixe.)
Pesando cerca de 7 kgs, o robô chamado de Tai-robô-kun* simula o peixe da espécie Lutjanus campechanus, ou Red snapper em inglês (não conheço muito de peixes, então não sei o nome dele em português). Com o corpo coberto com silicone e pintado a mão, o robô usa um sistema de propulsão único, que permite que ele mova a cauda silenciosamente, como se fosse um peixe de verdade. Veja o vídeo:
O robô tem autonomia de uma hora com a bateria cheia, e usa um sistema similar aos dos submarinos, para controlar a flutuação/profundidade.
O criador do Tai-robô-kun, o professor Ikuo Yamamoto, diz que o robô pode ser facilmente produzido em massa, adaptado com a instalação de câmeras e sensores. Isso proporciona ao robô a facilidade de realizar várias tarefas de pesquisa sem incomodar a fauna marinha, já que o robô simula muito bem um peixe real.
Além do Tai-robô-kun, a equipe do professor Yamamoto também desenvolve uma arraia robô usando a mesma tecnologia.
Post praticamente traduzido do Pink Tentacle.
* O "-kun" do nome "Tai-robô-kun" é um sufixo usado no Japão, colocado depois do nome de garotos, geralmente, ou então de subordinados. É menos informal que o "-san", outro sufixo, que a maioria deve conhecer por causa do filme Karatê Kid (quem não lembra do Daniel-san?)
6 comentários:
Perfeito!
Somente Japonês para fazer isso com tanta riqueza de detalhes.
Valeu,
Abraço
Os japoneses estão sempre de parabéns pelos seus inventos.O peixe ficou uma perfeição, dá até vontade de ter um aquário enorme com um desses dentro, com a vantagem que não requer muito trabalho.
Os nossos japoneses são mto mais criativos que os japoneses dos outros... HAHAHAHAHAHA!
Mas sério, só pra eu compreender bem, a utilidade do peixe é pesquisar a fauna marinha???
Não necessariamente, uma das aplicações dele é essa. Mas também pode ter aplicações militares.
Vai depender de quem comprar, hehehe.
É..incomodar a fauna marinha nao vai.. mas pode atrair um tubarão e.. nhac!
Quero um desse de controle remotoooo!!!!
Postar um comentário