Como demitir um funcionário - by Max Gehringer

2008-07-14 3:08 PM by Andarilho

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a CBN, do dia 14/07/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

Como demitir um funcionário?

"Estou angustiado", escreve um ouvinte. "Fui recentemente promovido a gerente e tenho que demitir um funcionário por baixo desempenho. Só que não sei como fazer isso porque nunca demiti ninguém na vida."

Vamos lá, começando pela cartilha. Você deve chamar o funcionário, cumprimentá-lo em tom sério, pedir que ele sente, olhar nos olhos dele e dizer: Beltrano, lamento informar que você está sendo desligado da empresa.

Você deve estar preparado para dar todas as explicações que ele pedir, sempre de modo racional e sem nunca levantar a voz. Sua conversa a sós com o demitido não deve durar mais que 5 minutos. Do lado de fora, aguardando sua chamada, estará alguém de recursos humanos, que dará a papelada para o demitido assinar e explicará a ele os detalhes burocráticos da rescisão.

Normalmente, empresas preferem comunicar as demissões ao final do expediente da sexta-feira, para evitar que o demitido fique conversando com os colegas e crie um clima ruim. Isso é o que diz a cartilha. E ela funciona bem, no hemisfério norte. Mas, nem tanto no Brasil. Aqui, em 90% dos casos, o demitido irá reagir de modo emocional, ou vai travar, ou vai chorar ou vai ficar irritado.

A maneira decente de demitir um funcionário é ir fazendo isso aos poucos, como a história do gato que subiu no telhado. Primeiro, avisá-lo de que ele não está bem. Dar a ele um prazo para melhorar e combinar os objetivos que devem ser atingidos. Aí, alertá-lo de que o desempenho dele não melhorou e que ele estará tendo uma última chance. E finalmente, comunicar a decisão, com base em tudo o que já foi falado e repetido.

Demitir alguém que não esperava por isso, pode ou não, ser uma angústia para quem demite. Mas sempre será um desrespeito para com quem é demitido.

Max Gehringer, para CBN.

6 comentários:

  1. Ana P. said...

    Meu, que sutil: "olá, boa tarde, espero que vc esteja bem. Então, vc não se encaixa mais no perfil da empresa e está demitido"

    Essa gente anda assistindo Aprendiz demaaaaaaais...

  2. Eliete said...

    Eu já fui demitida uma única vez na vida e uma experiência angustiante.Depois fui recontratada, mas a lembrança da situação desagradável é inesquecível.
    Eu não gostaria de ter que demitir uma pessoa de jeito nenhum. Jamais.

  3. ciyamane said...

    poxa que chato.. nunca tive a oportunidade de demitir alguem...
    se me demitirem hoje tb... nao vai fazer grande diferença... >_<

  4. a said...

    olá,

    antes de mais nada, seja profissional e imparcial. Se a pessoa demitida for um bom profissional , realmente será uma grande perca, você poderá indica-la posteriormente para a empresa, se for um mal profissional, graças a Deus( o problema foi dele, ele que perdeu a chance de estar no seu quadro).

  5. Alex said...

    Engraçado, sempre esses comentários de demissão levam em conta que estou demitindo a pessoa por incompetencia dela. Mas e quando é um processo de corte de custos? Tenho que ir avisando à pessoa que o dinheiro está acabando, pra ele ficar esperto?

  6. Anonymous said...

    Olá boa tarde,
    No meu caso preciso demitir um ótimo funcionário, por conta de burocracia, como faço?

Blog Widget by LinkWithin