2008-07-16

Há empresas em que não vale a pena trabalhar - by Max Gehringer

Mais uma transcrição, feita por mim, dos comentários do Max Gehringer para CBN, do dia 16/07/2008. Áudio original você confere no site da CBN.

Há empresas em que não vale a pena trabalhar

Uma ouvinte está trabalhando em uma empresa faz duas semanas. E ela está meio apavorada com receio de ter embarcado numa canoa furada. Ela escreve para dizer o seguinte: "Max, eu sei que você falou que é preciso ter paciência até se acostumar com o novo ambiente de trabalho. Mas será que em todas as situações o problema é mesmo do novo empregado?"

Resposta: NÃO.

O que eu disse foi que existem empregados que já querem mudar a empresa, antes mesmo de entender como ela funciona. Mas certamente há casos de empresas em que não vale a pena trabalhar. Aqui vai uma lista de meia dúzia de sinais que já são perceptíveis após 15 dias:

O primeiro: o novo empregado não sabe exatamente qual é o seu trabalho. Ele fica numa mesa, esperando que alguém lhê dê alguma coisa para fazer, e a chefia não parece muito preocupada em ver um funcionário ocioso só enfeitando o ambiente.

O segundo: se o empregado faz uma pergunta sobre um processo ou um relatório, a resposta é sempre evasiva, como se a empresa estivesse querendo esconder alguma coisa.

Terceiro: em conversas com os colegas, fica aquela impressão, de que ninguém sabe qual é a situação financeira da empresa, e nem quais são os planos dela em médio prazo.

Quarto: trabalhos precisam ser refeitos porque as orientações de como fazê-los é sempre imprecisa. E evidentemente, os erros são sempre atribuídos não a quem orientou mal, mas a quem tentou executar bem.

Quinto: não existe motivação para vir trabalhar. Parte dos colegas mostra conformismo, e outra parte demonstra insatisfação.

E sexto: a rotatividade é altíssima. Poucos empregados chegam a completar um ano de casa.

Cinco desses sinais já seriam suficientes para alguém começar a procurar opções melhores. Ficar numa empresa assim prejudica não apenas a carreira, como também pode prejudicar o equilíbrio emocional.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Eu num sou fã de trabalhar, mas isso é um problema que eu tenho com o verbo 'trabalhar'...