Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego - by Max Gehringer

2008-07-04 11:30 AM by Andarilho

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, sobre um tema recorrente e muito popular, as entrevistas de emprego.

Este comentário é do dia 03/07/2008, e o áudio, pra quem quiser ouvir, está disponível no site da CBN.

Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego

Pelo menos 3 ouvintes por dia, escrevem para saber quais são as respostas corretas para aquelas perguntas que os entrevistadores sempre fazem. Por exemplo, "por que você acha que é o melhor candidato para essa vaga?", ou "por que você foi demitido do seu último emprego?".

Talvez muita gente se surpreenda, mas o bom entrevistador está menos interessado na resposta em si, e mais na maneira como o candidato formula cada uma das respostas. Ao final da entrevista, o candidato será avaliado por 5 fatores:

Primeiro fator: comunicação. É a capacidade de montar frases inteligíveis, fornecendo o maior número de informações no menor tempo possível. A comunicação é negativamente afetada pelos cacoetes verbais, como "hã", "tá" e "veja bem". E também pela postura do candidato. Ficar olhando para as paredes ou se remexer na cadeira como se estivesse sentado num formigueiro, são pecados mortais.

O segundo fator: comprometimento. Nas respostas, o candidato deve sempre mostrar que quer trabalhar naquela empresa, e não em qualquer empresa que apareça. Para isso, deve saber um pouco da história da empresa, além de números e fatos atuais. Uma simples busca na Internet permite juntar meia dúzia desses detalhes importantes.

O terceiro fator: energia. O candidato deve deixar claro que, para ele, não tem tempo ruim. Que aprecia desafios e que gosta de superar objetivos.

O quarto fator: flexibilidade. O candidato precisa demonstrar que sabe se adaptar a qualquer situação, a qualquer chefe, a qualquer ambiente de trabalho e que muda amanhã mesmo para o Cazaquistão, se for necessário.

E o quinto fator: enfoque positivo. Isso significa nunca falar mal da ex-empresa, do ex-chefe e dos ex-colegas. Tudo o que passou foi bom, e o que não foi tão bom, serviu como aprendizado.

Na famosa pergunta, "qual é o seu maior defeito?", uma vez um candidato me respondeu: "é ainda não estar trabalhando nesta empresa". Comunicação, comprometimento e enfoque positivo, além de criatividade, em apenas sete palavras.

Max Gehringer, para CBN.


/**************************************************************

Outros comentários do Mr. Max, relativos a entrevista de emprego:

Quem mandou perguntar?

Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

Entrevista de Emprego é uma simples avaliação

5 comentários:

  1. Lomyne said...

    O Max Gehringer deveria dar treinamento pra recrutador também. Porque tem casa imbecil...

    p.s.: viciei no wtfbrasil.com

  2. Clecia said...

    MUito interessante estas dicas! Um abraço!

  3. Anonymous said...

    kzir monetary rajpipla smes medlineplus assisted impress panamerican admit artsdest seats
    semelokertes marchimundui

  4. Anonymous said...

    Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

  5. karina auad said...

    poxaa...mto boa essas dicas...se eu n tivesse lido antes teria dado cada "rata" rsrsrs...inteligentissimo max!

Blog Widget by LinkWithin