2008-07-18

Haroldo

Haroldo, ou Hobbes no original em inglês, é o tigre de pelúcia de Calvin, das tirinhas de Bill Watterson.

No Depositório do Calvin, o autor fez um perfil muito bom do Haroldo, que ora se mostra falante e com vida própria, ora se mostra como apenas um fofo bichinho de pelúcia.

(Tirinha tirada daqui.)

Mas o que eu mais gostei foi da visão do Bill Watterson sobre o Haroldo. Nas palavras do próprio:

A idéia das duas versões do Haroldo é geralmente mal compreendida. Eu não penso no Haroldo como um boneco que milagrosamente ganha vida quando Calvin está por perto. Também não penso nele como um produto da imaginação de Calvin... Calvin vê Haroldo de uma maneira, e os outros personagens de outra. Eu mostro duas versões da realidade, e cada uma delas faz total sentido para o personagem que participa da cena em questão. Eu acho que é assim que a vida é... Nenhum de nós enxerga o mundo exatamente da mesma maneira, e eu apenas passei este sentimento para a tirinha." - Bill Watterson

(Tirinha tirada daqui.)

Concordo com você, Bill... nenhum de nós enxerga o mundo do mesmo jeito. Aliás, eu diria que existe um mundo para cada um de nós.

Se você quiser ver um exemplo da genialidade desses quadrinhos, e porque eu amo Calvin e Haroldo, eu postei uma série de tiras neste post anterior.

2 comentários:

disse...

E a percepção das crianças é justamente essa. O real e o imaginário se misturam e se confundem.

Bjo

Perdido disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.