2009-11-01

Filme: O Desinformante

Trailers de cinema têm o poder de estragar um filme ou melhorá-lo. No caso de O Desinformante (no original, The Informant!), o trailer dá uma impressão de que o filme é muito melhor do que realmente é. Se eu fosse resumir o filme em uma palavra, ela seria: tedioso.

filme o desinformante poster cartaz
Baseado no livro homônimo The Informant: A True Story, é baseado na história real de Mark Whitacre (interpretado por Matt Damon), um executivo da indústria de processamento de milho que denunciou um esquema de cartel entre grandes empresas, e no meio disso tudo, aproveitou pra fazer dar uma escroque (a.k.a. roubar, dar golpes).

A história de Whitacre é interessante se contada de maneira geral, mas no filme, o diretor Steven Soderbergh adota uma postura mais minuciosa, acompanhando de perto o personagem. O que deixa o filme muito chato no começo.

Depois do primeiro terço, ou metade, do filme, a coisa começa a melhorar um pouco, dando o tom de comédia que o filme supostamente se propõe. Mas é uma comédia um pouco mais lenta, que tem a situação como um todo como cômica, e não a cena em si que está sendo projetada. Aliás, o tom de comédia do filme inteiro é baseado mais em vergonha alheia, do que outra coisa.

filme o desinformante matt damon
Às vezes, na vida real, acontecem coisas que depois, se contadas, viram boas histórias, engraçadas e divertidas. Mas que se, tivéssemos acompanhado elas de perto, não daríamos tanta risada assim. Esse é exatamente o caso de O Desinformante.

Trailer (que vale muito mais que o filme):



Para saber mais: uma crítica bem mais favorável do Omelete.

Nenhum comentário: