2009-11-04

Livro: Hell House - A Casa Infernal

Esperando dar a hora do cinema, outro dia entrei na livraria e comecei a folhear alguns livros. Pela capa, pelo autor (Richard Matheson, o mesmo do recente livro transformado em filme, Eu sou a Lenda), e pelo tema "casas assombradas", resolvi dar uma lida melhor neste livro: Hell House - A Casa Infernal. Apesar do subtítulo em português totalmente redundante, descobri que o livro é sensacional.

livro hell house casa infernal capa
Naquele dia, na livraria, li algumas páginas e fiquei preso pela narrativa envolvente do livro. Decidi que iria comprá-lo tão rápido quanto possível. E não me arrependi.

O livro tem aquele clima de mistério e terror de filmes antigos, em que o jogo psicológico fala mais alto do que qualquer jorro de sangue. Não que o gore não seja legal, mas é que em se tratando de histórias de fantasmas e casas mal assombradas, o clima de suspense, os vultos e sombras passando, uma cadeira de balanço se mexendo sozinha, tudo isso é mais assustador do que litros de sangue (a não ser que eles saiam de um elevador, acompanhados de uma música macabra e duas gêmeas muito estranhas).

filme the legend of hell house casa infernal
Hell House acompanha um grupo investigando a casa infernal do título, a Mansão Belasco, "o Everest" das casas mal assombradas. Financiados por um rico milionário à beira da morte, que espera conseguir uma resposta definitiva se existe vida após a morte ou não, quatro pessoas vão passar uma semana na casa, todas com seus motivos particulares.

Primeiramente somos apresentados ao Dr. Lionel Barrett, um parapsicólogo com uma abordagem científica da manifestação dos fenômenos fantasmagóricos, que não acredita em espíritos, mas em energias remanescentes das pessoas. Seus dois motivos para ir na casa investigar são além do prêmio prometido pelo milionário, a possibilidade de provar suas teorias usando uma máquina especialmente construída para a ocasião.

filme the legend of hell house casa infernal
Junto a Lionel, temos sua esposa Edith, que apesar não ser pesquisadora nem estar acostumada a tais fenômenos, vai junto de seu marido, preocupada pelo fato dele ser manco (devido a uma poliomielite).

A terceira integrante da equipe é Florence Tanner, uma médium espiritualista, bem intencionada mas um tanto quanto ingênua. Quer "limpar" a casa de espíritos que ali estejam presos.

E por fim, temos Benjamin Fischer, único sobrevivente de uma expedição anterior, poderoso médium, que por causa da experiência na casa, acabou "se fechando" e atualmente vive meio mambembe. Sua única motivação é o dinheiro, e espera passar a semana despercebido dentro da casa, para pegar a sua parte.

filme the legend of hell house casa infernal
Bem, o resto, como dizem, é história.

Se você gosta de um terror mais à antiga, com certeza não dá pra deixar passar esse livro. E existe um filme baseado no livro, com roteiro do próprio Matheson, chamado A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, no original), que eu ainda não vi, mas pretendo. (Todas as imagens deste post, tirando a capa do livro, são do filme.)

filme the legend of hell house casa infernal
No caso deste livro, deixo apenas uma citação dele, até pra não estragar a surpresa, que é um dos grandes baratos neste tipo de história:

Ele pulou para o banco da frente e sentou-se no assento do motorista. Ligou o motor e virou à esquerda, numa estradinha de pedras. Edith soltou um suspiro:

- Gostaria de saber o que esperar.

Fischer respondeu sem olhar para trás:

- Espere de tudo.

Um post muito bom sobre o livro (mas que pode deixar escapar um ou outro detalhezinho da trama) é esse aqui do Universo Fantástico.

6 comentários:

CintiaYamane disse...

ohhhh que legal... me empresta pra eu ler???? n_n

Perdido disse...

Vou esperar o filme no supercine

Ricardo Sérgio disse...

Parece ser uma história muito boa!!! Vou procura-lo!!!

CintiaYamane disse...

aah eu acabei de ler, mucho bom... eu gostei do livro... o filme, como vc disse, nem vou ver, ja que é menos emocionante que o livro.. XD

Lukoy disse...

nunca li o livro, morro de vontade tendo em vista de que o filme é estupendo, e muito emocionante com crtz...

Rodrigo disse...

Bom.. eu me surpreendi quando encontrei o livro que achava nunca ter sido publicado no Brasil. conheço o filme desde a muitos anos como "A casa da noite eterna" e importei o DVD que nao existe no Brasil. Gostei do livro e achei superior ao roteiro que o proprio autor fez para o cinema, estranhamente, inferior. Acho que dadas as devidas adaptaçoes, se bem feitas, daria um bom filme de fantasmas atualmente. Quem sabe Sam Raimi?