2010-05-10

'Entrei em uma boa empresa em uma função que não é de meu interesse' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/05/2010, sobre quando perguntar ao chefe sobre uma eventual mudança de área na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Entrei em uma boa empresa em uma função que não é de meu interesse'

apressado
Um ouvinte ansioso escreve o seguinte: "Seguindo uma sugestão que você deu a outro ouvinte, eu entrei em uma boa empresa, numa função que não é de meu interesse, mas que poderá ser um trampolim para que eu mude para a função que realmente me interessa. Pergunto em que momento devo dizer a meu chefe que gostaria de ter uma oportunidade nessa outra área e como devo conduzir essa conversa? Ah, esqueci de mencionar, fui admitido faz três semanas."

Ô louco! Calma. Respire fundo. O seu plano de ação é o seguinte: primeiro, você deverá ganhar a confiança do seu chefe, para ser aprovado após o período de experiência. Você fará isso se não cometer erros, se apresentar bons resultados, e se não arrumar nenhuma encrenca com seus colegas. Essa é a fase em que você simplesmente mostrará que a empresa acertou ao lhe dar um emprego.

A fase seguinte vai durar seis meses. É nessa fase que mostrará se só sabe fazer o indispensável ou se possui qualidades que lhe permitirão ir além do trivial diário. Essa é a fase do bom relacionamento político em todas as direções. E é também a fase em que você se voluntariza para outras tarefas, dentro do seu próprio setor.

Se esses nove meses de gestação transcorrerem sem problemas, você pode considerar que o parto foi bem sucedido. Aí, será a hora de você mencionar ao seu chefe que você gostaria de aprender mais, e perguntar como ele veria uma eventual transferência sua para outro setor. Você deve dizer que gosta do seu trabalho, mas que sempre quis ter uma oportunidade na área tal, aquela de seu interesse. Deixe claro que você não fez qualquer contato com alguém dessa área, e que primeiro você quis ouvir o parecer do seu chefe.

Provavelmente, a primeira reação dele será defensiva ou negativa. Por que ele iria abrir mão de um subordinado tão bom quanto você? Não insista, agradeça e volte ao assunto em trinta dias. Normalmente, é na segunda solicitação que o chefe percebe que o subordinado está mesmo a fim de mudar.

O mais importante, porém, é você não esquecer que seu foco, nos próximos nove meses, será o de fazer bem feito o que você está sendo pago para fazer. Pode até ser que seu chefe não apoie a sua transferência se você for excelente. Mas com certeza, ele não a apoiará, se você não for.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo, acredito que depois que está dentro da empresa, o caminho deve ser de fazer o melhor e tentar chegar no que se deseja.
bjs