2010-05-12

'Prestes a completar 30 anos, pretendo retomar minha carreira' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/05/2010, sobre como uma mulher deveria proceder após um hiato na carreira por causa da família, e sendo mãe de filhos pequenos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Prestes a completar 30 anos, pretendo retomar minha carreira'

mãe executiva trabalhando
"Tive uma carreira bem razoável dos 17 aos 25 anos, escreve uma ouvinte. Foi quando eu me casei e decidi me afastar temporariamente do mercado de trabalho. Tive dois filhos e agora, às vésperas de completar 30 anos, pretendo retomar a minha carreira. A minha dificuldade está sendo preparar um currículo apresentável. Tenho a impressão de que se eu relatar a minha história no currículo, como estou relatando nesta mensagem, o selecionador poderá pensar que um emprego será a minha segunda prioridade, já que eu tenho dois filhos pequenos. E, se eu não relatar a história, vai ficar aquele buraco enorme no currículo, porque a minha última experiência profissional já faz cinco anos."

Bom, eu posso estar enganado, mas o emprego será mesmo a sua segunda prioridade. Seus filhos têm 3 e 4 anos idade, e com certeza, demandam, e ainda irão demandar, muito do seu tempo e da sua dedicação.

Como você nunca teve a experiência de trabalhar e cuidar de filhos pequenos ao mesmo tempo, imagino que você se convenceu de que essa será uma situação contornável. Eu tenho dúvidas de que possa ser. E acredito que os selecionadores pensarão da mesma maneira.

A minha sugestão é que você não parta direto para um emprego fixo em uma empresa. Comece por uma agência que terceiriza funcionários para empresas de médio e grande porte. Essas agências poderão lhe oferecer vagas temporárias, por exemplo, para substituir funcionários em férias ou para participar de um projeto que deve ser concluído num tempo determinado.

Assim, sem ter assumido um compromisso formal, de se dedicar a uma empresa 10 horas por dia, você poderá avaliar na prática, se realmente conseguirá equilibrar a sua vida profissional e a sua vida pessoal.

Se você concluir que é possível, o serviço temporário lhe daria oportunidade de estabelecer contatos proveitosos dentro das próprias empresas para as quais você prestará serviços. E aí, já com a certeza que dará para conciliar as funções de mãe e de profissional, você poderá retomar, com calma, a sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo com os conselhos, tendo em vista, que conciliar vida de mãe e profissional não é fácil! bjs