Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2010, sobre como lidar com um chefe despreparado
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Meu chefe é despreparado'
"Estou passando por uma situação complicada", escreve um ouvinte. "Faz dois meses fui contratado para um cargo gerencial numa empresa familiar de grande porte. Meu chefe imediato é parente de um dos donos, e essa é a única razão para ele ocupar a posição que ocupa. Em termos de conhecimento, escolaridade e experiência, ele é um zero a esquerda.
Imaginei que diante dessa situação, eu teria liberdade para trabalhar, e que meu chefe ficaria na dele. Isso não só não aconteceu, como ainda aconteceu o contrário. Tudo o que eu faço, tenho que explicar. Além disso, meu chefe me dá instruções que nada têm a ver com a realidade. Eu até poderia fazer de conta que acho meu chefe um gênio, mas não sou, e nunca fui, aquele tipo de profissional político.
Provavelmente você iria me sugerir procurar outro emprego. Mas aí vem o meu dilema: eu ganho muito bem. Em termos salariais, dificilmente vou conseguir algo parecido. Existe uma maneira de eu me adaptar a essa situação, sem me transformar num lacaio?"
Claro que existe. A vida está cheia de situações que requerem um pequeno sacrifício para que a convivência melhore. O seu chefe, muito provavelmente, começou a pegar no seu pé quando ele percebeu, já na primeira semana, que você pretendia tocar seu trabalho sem a interferência dele. E o que é pior, sem dar satisfações a ele.
Foi por isso que seu chefe começou a lhe pedir explicações e a lhe dar ordens. Não foi por falta de confiança na sua capacidade, foi apenas para mostrar quem é o chefe.
Você teria evitado tudo isso se, desde o primeiro dia, fosse a sala do chefe para explicar o que pretendia fazer e pedir a opinião dele. Isso não é ser lacaio, é entender o princípio da hierarquia. E agora, a boa notícia. Nada impede que você comece a fazer isso amanhã cedo. Você não precisa perguntar tudo, para seu chefe. Apenas leve a ele um par de casos por dia, aqueles cujas decisões são simples, para que ele possa opinar e sentir chefe.
Em pouco tempo, ele lhe dará a liberdade que você deseja. E se você estiver disposto a fazer um segundo pequeno sacrifício, não deixe de elogiar o seu chefe, quando ele merecer um elogio. Por mais zero a esquerda que seu chefe seja, ele certamente tem uma ou outra coisinha positiva.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
Chefe é chefe, tem que aprender a conviver senão fica pior ainda, tentando fazer seu trabalho da melhor forma possível!
Postar um comentário