2010-05-28

'Recebi proposta para ganhar o dobro e 7 meses depois fui demitido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/05/2010, sobre a pegadinha de ganhar o dobro do salário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Recebi proposta para ganhar o dobro e 7 meses depois fui demitido'

salário cascata moedas
Relato de um ouvinte muito chateado. Diz ele: "Recebi uma proposta para ganhar o dobro, e aceitei. Saí de uma empresa de grande porte e fui para uma empresa menor. Meu trabalho seria montar um departamento técnico, que ainda não existia. Sete meses depois, e com o departamento funcionando, fui inesperadamente demitido. A alegação foi a de que o meu salário era muito alto. Pergunto: a empresa não sabia disso quando me contratou?"

Sim, ela sabia. Mas vamos começar pelo princípio. Quando alguém recebe uma proposta para dobrar o salário, deve ter duas reações. Uma, de imensa alegria. E outra, de enorme desconfiança. Só existem duas situações em que dobrar o salário numa só tacada é algo acreditável.

A primeira é bem no começo da carreira. Existem empresas que não pagam bons salários iniciais. E não são apenas pequenas empresas. Várias empresas de renome também fazem isso, porque elas sabem que irão proporcionar ao contratado a possibilidade de colocar uma grife no currículo. Como isso será interessante para carreira, a quantidade de jovens candidatos é sempre maior do que o número de vagas oferecidas. E aí, o salário cai. Um ano depois, será possível mudar para outra empresa, até com o dobro do salário.

A segunda situação é a do profissional que ficou muito tempo em uma única empresa, ganhando pouco e sem nunca ter procurado se informar se o salário que recebia era compatível com a média do mercado.

O nosso ouvinte não estava em nenhuma dessas duas situações. Ele era um profissional estabelecido e trabalhava numa grande empresa.

Então, o que a pequena empresa que o contratou fez, foi pensar o seguinte. "Precisamos de alguém para montar o departamento técnico. Vamos trazer alguém bom e pagar o que preciso. Quando o departamento já estiver caminhando bem, contratamos outra pessoa para chefiá-la, pagando a ela o salário do mercado."

O nosso ouvinte, portanto, recebeu dois salários mensais durante sete meses: um para montar o departamento, e outro para ser o chefe dele. Só que a empresa não disse nada disso. A empresa agiu mal? Agiu, muito mal.

Mas fica a dica para quem receber, de repente, uma proposta maravilhosa: o ideal é assinar um contrato por dois ou três anos, que é o que o nosso ouvinte deveria ter feito, se tivesse tido a dose certa de desconfiança após o momento de alegria.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Gostei da dica! sou super desconfiada quando a coisa é boa demais! bjs

Sobre tua pergunta no meu post, do porque era o último dia juntos, não sei te falar, quando me veio a idéia de escrevê-la, só foi até aquele momento. bjse ótimo fds!

CintiaYamane disse...

que coisa... huhuhu.. la no colegio tb aconteceu algo parecido.. mas nao ofereceram salario maior.. mas tirou a menina que ja tava estabelecida ha anos em outra empresa maior e 3 meses depois mandou embora.. nao é o mesmo caso, e nem os mesmos motivos, mas so lembrei do fato.. XD

Ana P. disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk eu ainda vou ler o texto, só queria dizer que eu ri da desgraça alheia.

Desculpa, aconteceu comigo, abs! [só mudei de setor, mas né, me fudeu comigo!]