2012-04-26

'Quem devo convidar para o meu casamento?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/04/2012, sobre quem convidar para o casamento dentre os colegas de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quem devo convidar para o meu casamento?'

festa de casamento

Um ouvinte escreve: "Estou nesta empresa há dois anos e tenho contato com uma boa quantidade de colegas, inclusive de outras áreas. Marquei meu casamento para daqui há 4 meses e estou em dúvida quanto a quem devo convidar. Vejo-me numa situação em que não tenho condições de convidar a todos e sei que vou criar vários atritos caso faça uma lista mais restrita. Particularmente, não gostaria de convidar o meu chefe. Respeito-o no trabalho, mas ele seria uma das últimas pessoas que eu gostaria de ver em minha festa. Como posso escapar dessa situação sem ferir ninguém?"

Vou começar pela opinião cínica. Se a sua empresa tem uma rotatividade normal, daqui há dez anos, 80% dos colegas que forem a seu casamento, nem se lembrarão de ter ido.

E agora a opção profissional. Se você vai excluir o chefe direto, então não convide ninguém. Você pode mandar uma mensagem pessoal bem humorada para todos que seriam convidados, incluindo o chefe, explicando que as despesas para iniciar a vida de casado drenaram as suas economias. E por isso haverá apenas uma pequena recepção para os parentes mais próximos, aquelas tias que vão infernizar a sua vida pelos séculos dos séculos, se você não oferecer a elas um mísero bolo e uma taça de cidra. Termine enfatizando o quanto você lamenta não poder contar com a presença de todos os colegas de trabalho.

E agora, coloque-se do outro lado. Se um colega seu fosse se casar, e lhe mandasse uma mensagem assim, você o perdoaria? Não? Então escreva de novo e de novo, até convencer a si mesmo.

É claro que a sua noiva, caso trabalhe em uma empresa, precisaria tomar a mesma medida. Porque, se ela convidar os colegas, um dos convidados dela, por azar, será alguém que tem contato próximo com seu chefe.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: