2012-04-04

Valorizar-se com o chefe é sempre recomendável - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/04/2012, sobre como valorizar-se com o chefe é sempre recomendável, mas não às custas de desvalorizar colegas de trabalho, mesmo que as críticas sejam justas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Valorizar-se com o chefe é sempre recomendável

salário

Um ouvinte escreve: "Depois de muito insistir, consegui um aumento de salário. Nada do outro mundo, apenas 10%. Mas entendi isso como um reconhecimento e no primeiro momento fiquei feliz. Para conseguir o meu intento, fiz tudo como manda o figurino profissional. Juntei dados sobre o meu desempenho, comparando os resultados mês a mês com o ano anterior. E finalmente meu chefe se convenceu de que eu merecia o reajuste.

Só que dois colegas que trabalham comigo também foram reajustados. Esses colegas jamais se atreveriam a pedir aumento porque sabem que não merecem. E agora estão rindo à toa com o presente que caiu do céu. Não sei bem o que fazer, mas não me sinto recompensado. Parece que tudo ficou como estava. Devo conversar novamente com meu chefe?"


Bom, eu imagino que esses dois colegas façam um trabalho idêntico ao seu, não em resultados, mas em conteúdo. Se for isso, a sua empresa apenas cumpriu o que a lei determina: funções iguais não podem ter salários diferentes. Seu chefe provavelmente lhe dará essa explicação.

Mas há uma saída. Muitas empresas valorizam quem realmente merece, criando degraus dentro da mesma função. Por exemplo, analista pleno e analista sênior. Mas para isso, precisaria haver alguma diferenciação no trabalho em si. É isso que você pode solicitar ao seu chefe: que ele lhe dê mais responsabilidades em relação aos seus colegas, para que daqui a alguns meses, você possa merecer outro aumento.

Mas eu sugiro que você não reclame da situação que foi criada, porque aí você estaria fazendo uma crítica a seus colegas. E esse tipo de avaliação compete a seu chefe e não a você. Valorizar-se é sempre recomendável, mas fazer isso desvalorizando colegas, nunca pega bem.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Papel disse...

axo q alguns tbem podem supervalorizar seu trabalho e daew diminue dos amigos. claro q nem sempre o chefe recompensa justamente. Mas eh bom sempre continuar se esforçando pq bons chefes acabam recompensando. eh como taew a msm função tem q ter o mesmo salário.