2012-08-06

'Perdi o bom ambiente que tinha na empresa e não sei como proceder' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/08/2012, com um ouvinte que perdeu o bom ambiente de trabalho por um erro que cometeu.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Perdi o bom ambiente que tinha na empresa e não sei como proceder'

ambiente de trabalho estressante

"Estou passando por uma situação muito chata", escreve um ouvinte. "Trabalho há quatro anos nesta empresa e nunca tive nenhum tipo de problema, nem com meu serviço em si, nem no relacionamento com meus colegas. Faz um mês, o meu gerente me deu uma atribuição que me parecia uma tremenda oportunidade. Como tenho conhecimento de toda a rotina do setor, o gerente me pediu para avaliar a maneira como os trabalhos vinham sendo feitos e propor medidas que pudessem melhor a produtividade. Fiz o que me foi solicitado e listei cerca de cinquenta pontos que poderiam ser melhorados.

O que eu não esperava é que o gerente me pedisse para apresentar o relatório numa reunião com todos os funcionários do setor presentes. O resultado é que meus colegas ficaram muito irritados com minha apresentação. E agora estou sendo chamado de espião, dedo-duro e outras coisas piores. Apesar do gerente ter elogiado o meu trabalho, perdi o bom ambiente que tinha e agora não sei como proceder."


Bom, eu posso lhe dizer onde você errou. Você deveria ter conversado com cada colega individualmente, explicado que a atribuição lhe foi dada pelo gerente sem que você a tivesse solicitado e pedido a colaboração de cada um para fazer o levantamento. Isso teria evitado que todos fossem apanhados de surpresa pelas suas recomendações, por mais corretas que elas tenham sido.

Agora, como consertar? Procurando cada colega e se desculpando por não ter feito o mais óbvio, que era prever a reação que eles poderiam ter. O importante é que, profissionalmente, você aproveitou a oportunidade que teve. A parte pessoal você resolve com humildade e simpatia. Duas coisas que eu espero que você tenha e demonstre.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Acredito que o ouvinte fez o que tinha de ser feito, agora claro, conversar com os colegas é fundamental para o bom convívio.