2013-05-09

Headhunters não prestam serviços a candidatos em busca de empregos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/05/2013, com o caso de um ouvinte que está confundindo headhunters com agências de recolocação, e a importância do networking.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Headhunters não prestam serviços a candidatos em busca de empregos

headhunter networking

Um ouvinte escreve: "Tenho 42 anos e uma das falhas que cometi em minha carreira foi a de não ter construído um bom networking, porque sempre fui de ficar na minha e de evitar contatos que fossem além das minhas obrigações profissionais. Você acredita que num caso como o meu, o uso do serviço de um headhunter seria aconselhável?"

Não. Headhunters são profissionais contratados por empresas para encontrar o candidato ideal para uma vaga. Eles não prestam serviços a candidatos em busca de emprego.

Você provavelmente está confundindo headhunter com aconselhamento de carreira. Esse é o caso de agências que ajudam um profissional a preparar um currículo, a se comportar adequadamente em entrevistas e a se expressar verbalmente com segurança e convicção.

Não posso lhe fornecer nomes de agências, mas uma busca na internet poderá ajudar você a encontrar algumas. E aí, você poderá marcar uma consulta se compromisso para entender melhor o que elas oferecem e quanto cobram.

Mas vamos voltar a questão do networking ou rede de contatos profissionais, porque esse é um tema que pode ser útil a muitos ouvintes.

Não é preciso ser amigo do peito de um colega de trabalho para poder incluí-lo numa relação de interesse puramente profissional. A base do networking é a possibilidade da ajuda mútua, porque ninguém pode antecipar quem irá precisar de quem algum dia. É por isso que duas pessoas decidem manter contatos continuados, mesmo quando uma delas deixa a empresa.

Networking significa indicação, referência, recomendação. A maioria das vagas é preenchida assim e creio que a cândida confissão do nosso ouvinte mostrou a importância de não se esconder.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin