2013-05-26

Não consigo convencer meu chefe de que mereço um aumento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/05/2013, sobre a arte de negociar, inclusive um aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não consigo convencer meu chefe de que mereço um aumento

negociação

"Já pedi aumento meia dúzia de vezes", um ouvinte escreve, "e não consegui convencer meu chefe de que mereço ganhar mais. Será que estou errando em minha abordagem?"

Provavelmente, sim. Uma característica essencial para o desenvolvimento de qualquer carreira é a de negociador. Não só com relação a aumentos, como no caso do nosso ouvinte, mas em relação a praticamente tudo o que fazemos no trabalho.

Negociar é o que as pessoas mais fazem todos os dias, embora muitas nem se dêem conta disso. A maioria entende negociação como uma reunião formal, com fornecedores ou com clientes, mas pedir um simples favor para um colega de trabalho também é uma negociação.

Existem três regrinhas para uma negociação funcionar. A primeira é descobrir a melhor maneira de fazer a abordagem, encontrando a hora certa e usando os argumentos corretos.

A segunda é tentar mostrar para a outra pessoa que benefícios ela terá se fizer o favor solicitado. Porque todos nós somos mais ou menos iguais nessa hora: por que vamos parar as coisas importantes que estamos fazendo só para atender a algum apressadinho?

E a terceira é elogiar a pessoa que fez o favor, para os colegas ou para o chefe dela. Essa é a maior garantia de que a pessoa estará receptiva da próxima vez.

Todos os dias, um funcionário normal faz, no mínimo, vinte negociações internas. E em mais da metade dos casos, não se prepara adequadamente para negociar e acaba não conseguindo o que queria.

Voltando ao caso do nosso ouvinte, ele sabe porque quer o aumento. Mas ainda não conseguiu demonstrar para o chefe o que a empresa irá ganhar se o aumento for concedido.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: