2013-05-02

Empresas pesquisam nomes de candidatos na internet - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/05/2013, sobre as pesquisas que as empresas fazem com os nomes dos candidatos na internet.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Empresas pesquisam nomes de candidatos na internet

pesquisa internet

Um ouvinte escreve: "Sou engenheiro e há alguns anos fui indiciado criminalmente em um acidente que ocorreu em uma obra da empresa em que eu trabalhava. Como houve vítimas, o assunto foi noticiado pela imprensa e meu nome apareceu em muitos jornais como responsável pelo acidente. Na verdade eu não estava envolvido nem no projeto e nem na execução da obra, apenas fui designado para ir ao local logo após o acidente para entender o que havia ocorrido e ajudar a gerenciar as consequências.

Fui inocentado, mas, como sempre acontece, nenhum jornal deu a notícia da minha inocência com o mesmo destaque que havia sido dado ao indiciamento. Gostaria de saber se quando me candidato a uma vaga, a empresa faz uma busca na internet, porque isso mostraria meu nome no início do processo como indiciado, mas não no fim dele, como inocente."


Sim. Essa busca simples geralmente é feita, como uma verificação inicial. Como o seu nome não é tão comum, ainda mais atrelado à condição de engenheiro, a busca pode realmente eliminar você de um processo seletivo. O que eu sugiro é que você coloque essa informação em seu currículo. E, se possível, anexe um recorte de algum jornal eximindo você de culpa.

Acredito que muitos ouvintes possam ter casos parecidos com o seu, de alguma acusação posteriormente não comprovada. E em situações assim é melhor esclarecer antes do que, ou torcer para que a empresa não faça a pesquisa na internet ou esperar para tentar explicar o fato durante uma entrevista pessoal.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: