2013-05-26

O ambiente de trabalho é filho da cultura da empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/05/2013, sobre ambiente de trabalho, cultura interna da empresa e o processo de contratação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O ambiente de trabalho é filho da cultura da empresa

ambiente de trabalho saudável

Recebo com certa frequência mensagens de ouvintes reclamando do ambiente de trabalho na empresa em que estão. "É péssimo", diz um, "é estressante", diz outro. De modo geral, os autores dessas mensagens estranham que suas opiniões não sejam compartilhadas por outros colegas. Por que isso acontece?

Vou dar a resposta no fim, mas vamos começar entendendo o que seria um excelente ambiente de trabalho. Seria aquele em que todo mundo ri, conta piada e se diverte, ou aquele que é mais austero, mas todos são tratados com respeito? Aquele em que todo mundo chega na hora ou aquele em que cada um pode chegar na hora que quiser? Aquele em que há compreensão pelos erros ou aquele em que impera uma meritocracia sem tréguas? E a resposta é: pode ser tudo isso ou nada disso. Porque o ambiente interno é filho da cultura interna.

Toda empresa tem a sua própria cultura, que foi sendo moldada através dos anos. E um bom ambiente de trabalho começa no processo de seleção: as pessoas que são contratadas devem ter tudo em comum com a empresa, em termos de comportamento e de expectativas. Portanto, não é o ambiente que vai se adaptar às pessoas, são as pessoas que devem se encaixar no ambiente.

Logo, a resposta para quem se sente um peixe fora d'água é simples: a empresa errou em sua contratação. Ou porque o recrutador não fez as perguntas certas, ou porque fez e você respondeu não o que pensava, mas o que a empresa esperava ouvir. De qualquer forma, a única solução é começar de novo, procurando uma empresa que possa lhe proporcionar o que você espera, para que você se sinta bem e possa retribuir com o que ela espera.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin