2013-05-26

Ansiosos negativos podem chegar mais longe na carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/05/2013, sobre ansiedade e carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Ansiosos negativos podem chegar mais longe na carreira

mulher ansiosa

"Eu tenho um problema", uma ouvinte escreve. "Sou muito ansiosa. Começo um trabalho e meu nível de estresse vai aumentando na medida em que o tempo passa. Quando finalmente termino o trabalho, eu deveria me sentir aliviada, mas não consigo porque já estou preocupada com o próximo trabalho. Isso é normal?"

Não, não é. Mas vamos começar pelo princípio.

Ansiedade é a maneira como a nossa mente reage quando sente que uma situação escapou do nosso controle. É por isso que os ansiosos sempre acham que seus colegas de trabalho são lentos, ou despreocupados ou incompetentes. Como não dá para mudar o modo como os outros são, o ansioso acredita que terá que compensar a ineficiência alheia. E aí, entra nesse estado de desespero que a nossa ouvinte descreveu.

Para que essa resposta não aumente ainda mais a ansiedade dela, acrescento que existem dois tipos de ansiedade profissional. A primeira é positiva: ela remove empecilhos. É o que costuma acontecer com o pessoal de vendas, que precisa fazer um esforço extra para fechar a cota do mês. Sem essa carga de ansiedade, o resultado não seria atingido.

a ansiedade negativa é aquela que cria empecilhos. A pessoa começa a sofrer com antecedência, achando que tudo pode dar errado, porque os outros não irão colaborar. Nesse caso, o seu nervosismo acaba afetando a todos e vai gerar mais desentendimentos do que colaboração.

No fim, os ansiosos positivos comemoram o resultado juntos, enquanto os ansiosos negativos sofrem sozinhos, mesmo que o resultado tenha sido bom.

A nossa ouvinte parece estar no segundo grupo, mas há uma compensação. Os ansiosos negativos costumam ir mais longe na carreira, desde que se disponham a pagar o preço de nunca relaxar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: