2013-08-14

'Devo avisar meu gestor que estou estudando para concurso público?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/08/2013, sobre se o superior deve ser avisado que o empregado está estudando para concursos públicos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo avisar meu gestor que estou estudando para concurso público?'

estudando concurso público

Um ouvinte escreve: "Decidi estudar para concurso públicos enquanto estou trabalhando. Estou empregado e sempre tive um bom relacionamento com meu gestor. E gostaria de saber se devo compartilhar com ele essa minha decisão."

Não, não deve. Por mais que o seu gestor seja camarada e eventualmente até tenha lhe dado conselhos sobre os seus rumos profissionais, ele é pago para defender os interesses da empresa, presentes e futuros.

Se o seu gestor tiver apreço por você, num primeiro momento, ele provavelmente lhe incentivará para se preparar bem para os concursos. Mas não tome isso como uma garantia de que nada irá acontecer com sua carreira, enquanto você não for aprovado em um.

Assim que o seu gestor souber que não poderá contar com você em curto ou médio prazo, caso você venha a ser aprovado em um concurso, ele terá a obrigação profissional de dar a colegas seus as oportunidades que ele estivesse pensando em dar a você. E eventualmente, até de começar a pensar em sua substituição.

A mesma dica vale para ouvintes que tenham planos de fazer um intercâmbio no exterior, embora não de imediato, ou que tenham vontade de algum dia abrir a própria empresa. Em resumo, qualquer projeto de natureza profissional que não envolva a empresa, não deve ser compartilhado, nem com o chefe, nem com um colega que possa, mesmo inocentemente, fazer a informação chegar aos ouvidos do chefe.

A única coisa que interessa à empresa é o que você pode fazer por ela e o que ela pode fazer por você. Mas somente enquanto você mostrar que quer continuar nela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: