2013-08-08

'Estou há 18 anos na empresa e uma recém-contratada disse que deve ganhar a mesma coisa que eu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/08/2013, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa há 18 anos e que agora ganhou uma colega nova que diz que deve ganhar o mesmo que ela.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou há 18 anos na empresa e uma recém-contratada disse que deve ganhar a mesma coisa que eu'

mulheres trabalhando disputa

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa faz 18 anos. Recentemente ganhei uma parceira com as mesmas funções que eu. Ela me disse que o salário dela deve ser igual ao meu, por fazermos o mesmo serviço. Minha dúvida é: e o meu tempo de casa? E o meu conhecimento?"

Calma. Vamos lá. Realmente, a sua nova colega é bem informada. Se o serviço a ser executado for o mesmo e se a função que está registrada na carteira profissional de vocês duas é a mesma, o salário deve ser igual.

Tirando isso, eu concordo com você que a sua empresa pisou no tomate ao permitir que esse fato acontecesse. As empresas, principalmente aquelas de maior porte, resolveram essa situação criando faixas dentro de uma mesma função. Por exemplo, assistente nível 1, 2 e 3.

Cada faixa tem uma diferença salarial em relação à faixa seguinte, o que permite duas coisas. A primeira é poder promover os mais eficientes dentro da própria faixa. E a segunda é poder diferenciar os mais antigos.

Como você não informou se o salário da sua colega é diferente do seu, vamos supor que ela ganhe menos do que você. Nesse caso, a sua colega poderá, um dia, requerer na justiça a diferença salarial a menor.

O que sua empresa pode fazer para evitar isso? Simples: promover você. Sem mexer no seu salário, mudando apenas o título da sua função. Isso, porém, será apenas uma medida paliativa, caso vocês duas façam exatamente o mesmo serviço. Para se livrar da encrenca, a sua empresa precisaria lhe dar alguma responsabilidade que a sua colega não tem. Aí sim, haveria a diferenciação e você teria a recompensa que merece por seus longos anos de casa.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

haha vc sempre coloca umas imagens que encaixam certinho no texto XD