2013-08-19

'Devo citar minha atual empresa no currículo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/08/2013, sobre colocar a empresa atual no currículo e a ordem em que os cursos e empregos devem ser colocados no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo citar minha atual empresa no currículo?'

currículo

Não sei quantos ouvintes poderiam ter essa mesma dúvida, mas se um tem, é bem provável que outros também tenham. Então, nosso ouvinte pergunta: "No currículo devemos colocar o nome da empresa em que estamos trabalhando atualmente? Isso já não seria uma indicação de que não estamos satisfeitos nela?"

A resposta é: sim, definitivamente. Devemos não só colocar o nome da empresa presente, como ele deve ser o primeiro a aparecer.

Não sei bem por que, mas muita gente usa a ordem cronológica para listar cursos e empregos, começando pelos mais antigos. Para quem for ler o currículo, o que mais interessa são os últimos cursos e os últimos empregos. Logo, são eles que devem aparecer antes.

E no caso da primeira dúvida do nosso ouvinte, o emprego atual é um dos principais chamarizes. Quem está em uma empresa conhecida tem mais chances de ser chamada por outra para uma entrevista, pelo motivo mais óbvio. O profissional que estiver avaliando o currículo vai pensar: se aquela empresa, que é maior que a nossa, contratou essa pessoa, então vale a pena conversar com ela. E se a empresa atual não for conhecida, querer mudar para uma maior já é uma boa explicação por si só.

Quanto a segunda dúvida, se nomear a empresa atual demonstra insatisfação em estar nela, a resposta é: claro que sim. Quem está plenamente satisfeito, com um excelente ambiente de trabalho e amplas oportunidades de crescimento, não procura outro emprego. Na entrevista, o motivo para o candidato querer mudar será perguntado. E a resposta mais conveniente é: "estou bem, mas sei que aqui estaria melhor".

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: