2013-08-23

'Preciso fazer uma apresentação de finanças, mas minha área é muito quadrada' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/08/2013, com uma ouvinte que gostaria de fazer uma apresentação criativa sobre os resultados de sua área de atuação: finanças.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Preciso fazer uma apresentação de finanças, mas minha área é muito quadrada'

finanças

Uma ouvinte escreve: "Em minha empresa são feitas reuniões mensais, em que um representante de cada área apresenta às demais áreas, os resultados do mês anterior. Por decisão da empresa, os apresentadores não devem ter nível gerencial. Segundo nos foi dito, isso é para ajudar quem um dia poderá chegar a uma gerência, a aprender desde já como fazer apresentações.

Para a próxima reunião, fui indicada para fazer a apresentação da nossa área: finanças. E tenho duas preocupações. A primeira é que essa será a primeira apresentação que farei na vida. E a segunda é que a minha área é meio quadrada: são apenas números. Não é como vendas, marketing e produção, cujos apresentadores sempre têm boas histórias para contar. O que eu faço?"


Vamos lá. A melhor apresentação de finanças que eu vi em minha vida foi feita por uma jovem, que ganhou a atenção da plateia com uma providência até elementar, mas que ninguém havia pensado em fazer antes dela. Em vez de mostrar o balancete no estilo tradicional, aquele que toda empresa usa, ela listou as despesas por ordem de valor, do maior para o menor.

Em seguida, ela abriu os detalhes de uma conta que toda empresa tem, chamada de "Outros Gastos", que é um saco sem fundo, porque reúne uma porção de despesas que quase ninguém se preocupa em analisar com cuidado, porque o próprio nome da conta, "Outros", passa a impressão de que são gastos sem importância.

Ao final, a jovem foi muito aplaudida. Simplesmente porque mostrou, em cinco minutos, que não existem áreas quadradas por natureza. E que criatividade não é privilégio de ninguém.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: