2013-08-21

'Estou resolvendo questões de outros setores no lugar do meu chefe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/08/2013, com um ouvinte que está respondendo pelo setor no lugar do seu chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou resolvendo questões de outros setores no lugar do meu chefe'

chefe negativo

"Vivo uma situação que ao mesmo tempo é boa e não é", escreve um ouvinte, que explica: "No meu trabalho, as pessoas de outros setores perguntam para mim, e não para o meu chefe, coisas que ele é quem deveria resolver. Isso acontece porque o meu chefe é meio atrapalhado, com o perdão da palavra. Ele dá muitas voltas para explicar as coisas mais simples e, por isso, eu acabei me tornando, sem querer e sem pedir, uma espécie de solucionador extra-oficial dos problemas do meu setor. Quando posso responder, eu respondo. E para dizer a verdade, tenho respondido a quase tudo. Sei que o meu chefe está ciente de que faço isso e até hoje ele nunca me disse se devo continuar a fazer ou se ele não gosta que eu faça. Devo ir conversar com ele a esse respeito?"

Sim. Aliás, já deveria ter ido há muito tempo. Aqui, duas situações ruins se juntaram: um chefe com dificuldade para se expressar verbalmente e um subordinado que assumiu uma função que não é dele. Mesmo que você esteja dando as respostas corretas, a hierarquia continua existindo e a corda poderá arrebentar do seu lado no dia em que você der uma resposta que possa vir a causar algum prejuízo, sem estar investido da autoridade para dá-la.

O que eu sugiro que você explique a seu chefe que apenas por querer ajudar, você começou a tomar decisões que estão fora do seu espaço de responsabilidade. Mas que doravante só continuará a fazer isso se o chefe autorizar que você faça.

Ele lhe responderá "sim" ou "não". Embora, pelo que entendi, ele levará uns quinze minutos para responder. Ao final dos quais, você deve repetir aquilo que você entendeu que ele decidiu, para que não fiquem mais dúvidas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: