2013-08-29

'Senso de humor tem outra definição nas multinacionais?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/08/2013, com um ouvinte que está com dificuldade em uma multinacional de se encaixar no quesito bom humor.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Senso de humor tem outra definição nas multinacionais?'

bom humor no trabalho

Uma consulta diferente. Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma multinacional faz oito meses. Antes de ingressar nela, eu havia trabalhado em três empresas nacionais de pequeno porte ou médio porte. Existem várias coisas nesta empresa a que nunca fui exposto nas anteriores. E uma delas é uma avaliação semestral de atitudes. Na primeira que fiz, meu gestou apontou, como um ponto que devo melhorar, o senso de humor. Eu nunca tinha ouvido isso antes. Pergunto se em multinacionais senso de humor tem uma definição própria que eu não estou captando?"

Vamos lá. De modo geral, ter senso de humor é a capacidade de enxergar o lado lúdico de qualquer situação, de não reagir a uma brincadeira como se ela fosse uma ofensa e, principalmente, de saber rir de si mesmo.

O que pode variar de uma empresa para outra é a intensidade dessas reações. Há empresas bem humoradas que apenas sorriem. E outras que são histriônicas.

Mas posso lhe garantir que se o tema surgiu em sua avaliação, não foi por falta de outro assunto melhor. Mas sim porque você não está se enquadrando no figurino do humor.

Muita gente me escreve para reclamar que trabalha em empresas do tempo das cavernas ou que têm chefes com humor de maçaneta enferrujada. Já a sua empresa quer que você demonstre que está se divertindo, mesmo que você não esteja.

Portanto, relaxe e aproveite. E não se esqueça de abrir um sorriso de satisfação quando você for pedir um aumento de salário a seu gestor. E de rolar no chão de tanto rir quando ele negar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: