2013-08-20

'Vou fazer uma entrevista em inglês, mas meu nível de conversação deixa a desejar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/08/2013, com dicas para quem não é fluente em inglês, encarar uma entrevista de emprego em inglês.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vou fazer uma entrevista em inglês, mas meu nível de conversação deixa a desejar'

entrevista de emprego em inglês

Escreve um preocupado ouvinte: "Vou fazer a minha primeira entrevista em inglês. É para uma vaga em uma multinacional e já fui avisado de que a pessoa que vem da matriz para me entrevistar não fala uma só palavra de português. Estou preocupado porque o meu inglês para conversação deixa muito a desejar. E temo perder essa ótima oportunidade por não conseguir me expressar. Como posso me sair bem em tal situação?"

Vamos lá. Leve para a entrevista um bloco e uma caneta. Muitas perguntas podem ser respondidas mais eficientemente com traços do que com palavras. Uma bem comum é sobre o cargo que você ocupa na empresa atual. E aí basta você desenhar um organograma com os nomes em inglês nos quadradinhos.

Outra pergunta comum é sobre resultados que você obteve. Então, leve dados com você, já traduzidos para o inglês, porque isso economizará 90% da conversa.

Certamente haverá perguntas sobre as suas aspirações e sobre os seus pontos fortes e pontos a melhorar. Ou seja, tudo muito parecido com o que ocorre em uma entrevista em português, por um motivo simples: nós copiamos nossa fórmula de entrevistas dos americanos.

Portanto, escreva essas respostas padrão em inglês e pratique lendo em casa, em voz alta, até você se sentir confortável. Se for perguntado o seu salário, responda em dólares por ano e não em reais por mês, como é usual no Brasil.

E finalmente, anime-se. Porque você é um candidato que a empresa tem muito interesse em contratar. Caso contrário, um executivo não viria até aqui para entrevistá-lo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: