2013-08-13

'Empresas evitam contratar quem já moveu uma ação trabalhista?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/08/2013, sobre se empresas evitam contratar quem já moveu uma ação trabalhista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresas evitam contratar quem já moveu uma ação trabalhista?'

ação trabalhista

Uma ouvinte escreve: "Faz alguns meses, movi uma ação trabalhista contra a empresa da qual fui demitida. E desde então, estou tendo dificuldade para me recolocar. Pergunto se as empresas evitam contratar quem tenha movido uma ação."

Bom, vamos começar com alguns dados. Em todo o Brasil são emitidas três milhões de sentenças trabalhistas por ano, sendo 70% delas em primeira instância. Segundo a publicação Anuário da Justiça do Trabalho, o Brasil é o recordista mundial em reclamações trabalhistas. E não deve perder esse posto tão cedo, porque o número de processos abertos vem aumentando gradativamente através dos anos.

Agora vamos a resposta à sua pergunta. Se você tem um processo trabalhista em andamento, ele pode ser consultado on-line por você, por seu advogado e pela empresa reclamada. Mas para fazer isso, é preciso saber o número do processo. E isso já impede que uma empresa que esteja pretendendo contratar você, descubra facilmente que você moveu ou está movendo uma ação.

Há como a empresa contornar esse sigilo e conseguir a informação? No Brasil tudo é possível, mas eu não conheço uma só empresa que faça isso. E posso lhe garantir que, se você não foi contratada por dez empresas, nove delas não tinham conhecimento da ação que você moveu.

Portanto, há outras razões para você ainda não ter conseguido um novo emprego. E não será a ação que você moveu que a impedirá de conseguí-lo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: