2013-08-15

'Colega ansioso atrapalha meu rendimento no trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/08/2013, com um ouvinte que se sente incomodado com os sons que o colega ao lado produz.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colega ansioso atrapalha meu rendimento no trabalho'

ansiedade no trabalho

Um ouvinte escreve: "Trabalho ao lado, bem ao lado, de um colega que é extremamente ansioso. Ele está sempre produzindo algum tipo de som, seja batucando na mesa com os dedos ou batendo intermitentemente os pés no chão. O tempo inteiro, todos os dias, oito horas por dia. Como trabalhamos em um setor que requer muita concentração nas tarefas, o barulho atrapalha bastante. O que devo fazer? Conversar com o meu colega ou levar o caso para o nosso gerente?"

Bom, isso me lembra que, certa vez, um subordinado veio falar comigo porque não aguentava trabalhar ao lado de um colega que era plácido demais. O sujeito conseguia trabalhar sem se mover, rigidamente, como se fosse uma estátua. Não sorria, não conversava e mantinha sempre a mesma postura física. Segundo me disse o subordinado reclamador, esse colega parecia uma lápide de cemitério e isso distraía a atenção de quem trabalhava perto dele.

Eu chamei então o dito cujo para uma conversa. E ele, calmamente, me descreveu todos os defeitos dos demais colegas, um por um: o que não usava desodorante, o que gargalhava por qualquer coisa, o que ouvia música em alto volume, o que falava palavrões e assim por diante. E ele terminou por me dizer que mudaria de atitude, sem problema, desde que todos os outros também mudassem.

Depois, mais tarde, chamei o reclamante e perguntei se, por acaso, ele sabia que tinha um mau hálito que incomodava até quem não tinha narinas muito sensíveis. "Eeeeuu?", ele ficou surpreso.

É isso. Construir um bom ambiente de trabalho não é tentar impingir o modelo pessoal aos outros. É aceitar as diferenças e saber como conviver com elas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: