2013-12-05

'Colega de trabalho é invejoso e fica colocando defeito em tudo que faço' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/12/2013, sobre como lidar com um colega invejoso no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colega de trabalho é invejoso e fica colocando defeito em tudo que faço'

como lidar inveja no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Tenho um problema com um colega de trabalho. Ele é invejoso e chegou a um ponto de não conseguir mais esconder isso: vive falando mal de mim e procurando defeito em tudo o que faço. Que atitude eu posso tomar?"

Vamos lá. Primeiro, você não tem um problema. O invejoso é que tem um. Você é ou tem algo que ele gostaria de ser ou ter, mas não conseguiu porque não mostrou méritos suficientes para conseguir.

Faz parte da patologia de qualquer invejoso agir como esse seu colega age, gastando uma parte do tempo dele pensando em você, procurando defeitos, esperando por uma falha sua, sonhando acordado com coisas que ele, um dia, lhe diria. No sonho, esse colega se vê triunfante, enquanto você encolheria de tamanho e ficaria sem palavras.

Você sabe que isso não irá acontecer, porque a sua competência é maior do que a do invejoso. Isso faz com que a inveja só aumente. Aí, incapaz de competir, essa pessoa inventa coisas a seu respeito: uma fofoca ou uma acusação sem fundamento.

Nesse momento você deve sair do seu estado de indiferença e reagir a altura. Confronte a pessoa, sem alterar o seu tom de voz. Diga que você tomou conhecimento do fato e só quer confirmar que aquilo que você ouviu não é verdade, porque você não acredita que seja.

Imediatamente, a pessoa negará que tenha dito o que disse, porque essa é a reação normal dos invejosos. Eles evitam o confronto direto porque não lidam bem com a realidade.

Se alguém tem muita inveja de você, é um bom sinal. No fundo é um elogio mal digerido. Portanto, não se sinta ofendida. Pelo contrário, desfrute.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: