2013-12-04

'Moro fora, não fiz faculdade e quero voltar para o Brasil. O que faço?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/12/2013, com um ouvinte que mora fora e quer voltar ao Brasil, mas tem receio de não encontrar um bom emprego por aqui.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Moro fora, não fiz faculdade e quero voltar para o Brasil. O que faço?'

avião pousando

Um ouvinte escreve: "Estou morando fora do Brasil há 8 anos. Sai porque achava que qualquer coisa fora do Brasil seria melhor do que qualquer coisa no Brasil. Não me arrependo de ter saído. O que ganhei sempre deu para o gasto. Mas, por outro lado, não consegui acumular uma poupança. Hoje tenho 39 anos, falo três idiomas fluentemente, mas não tenho curso superior. Gostaria de voltar ao Brasil e me assentar em meu país natal, mas tenho receio de não conseguir um emprego satisfatório, devido a minha idade e falta de instrução superior. Começar uma faculdade agora também não me anima, porque é algo que não me traria resultados imediatos. Você teria alguma sugestão a me dar?"

Bom, como você não mencionou os tipos de trabalho que executou aí, onde mora atualmente, eu vou supor que você não tenha uma boa rede de contatos no Brasil.

Então, genericamente, posso lhe sugerir o seguinte: antes de decidir mudar de volta, converse com agências de serviços temporários no Brasil. Ou pessoalmente, caso você venha para cá, ou online, se não puder vir.

Como essas agências fornecem profissionais de todos os tipos, para todas as situações, essas conversas lhe darão uma noção, tanto da variedade de serviços que você poderia vir a prestar, quanto da remuneração que poderia vir a receber.

Uma função que me ocorre é o transporte executivo, que está em alta, não exige um curso superior, mas dá grande importância a idiomas. Mas certamente existem outras. E depois que você se assentar em uma delas, volte a estudar. Porque você ainda tem muitos anos de carreira pela frente.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin